sexta-feira, 23 de julho de 2010

capítulo 8: COITADINHA DE VOCÊZINHA.

(agradecimentos ao @canseidisso por ter revivido a minha memória com este trecho d'A Hora da Estrela, de Lispector. Beijos pra ele. <3)


(achei o excerto abaixo numa adaptação do teatro, eis o link. desculpa se o texto não condizer com o original, faz um tempo que li o livro.)


CARTOMANTE:

               (vendo as cartas) Mas, Macabeazinha, que vida


               horrível a sua! Que meu amigo Jesus tenha dó de


               você, filhinha! Mas que horror! Quanto ao


               presente, queridinha, está horrível também. Você


               vai perder o emprego e já perdeu o namorado,


               coitadinha de vocezinha. Senão puder, não me pague


               a consulta, que eu tenho recursos. Macabéa! Tenho


               grandes notícias para lhe dar! É coisa muito séria


               e muito alegre: sua vida vai mudar completamente!


               E digo mais: vai mudar a partir do momento em que


               você sair da minha casa! Você vai se sentir outra.


               Fique sabendo, minha florzinha, que até o seu


               namorado vai voltar e propor casamento, ele está


               arrependido! E seu chefe vai lhe avisar que pensou


               melhor e não vai mais lhe despedir! Você vai


               conhecer um estrangeiro. Ele é alourado e tem os


               olhos azuis ou verdes. E se não fosse porque você


               gosta de seu ex-namorado, esse gringo ia namorar


               você. Se não me engano, e nunca me engano, ele vai


               lhe dar muito amor e você, minha enjeitadinha,


               você vai se vestir com veludo e cetim e até casaco


               de pele vai ganhar. Faz tempo que não boto cartas


               tão boas. E sou sempre sincera. Eu sou obrigada


               por Jesus a lhe cobrar porque todo o dinheiro que


               eu recebo das cartas eu dou para um asilo de


               crianças. Mas se não puder não pague, só venha me


               pagar quando tudo acontecer. E agora você vai


               embora para encontrar o seu maravilhoso destino.

Acredite. Este trecho foi O trecho da semana pra mim. Coisas de clarividência digital. Mas vamos acompanhar. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário